Rinoplastia – Plástica do Nariz

Por ser uma das estruturas mais visíveis do corpo, o nariz é considerado muito importante para a aparência facial. Se você se sente incomodada (o) com o formato, o tamanho, a largura ou com o perfil do seu nariz, a Rinoplastia pode trazer mais harmonia à face. Atualmente, a Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados e, além de contribuir para a estética do rosto, a cirurgia poderá também corrigir a dificuldade ventilatória causada por desiquilíbrios estruturais no nariz.

Duração do procedimento Cerca de 3 horas.
Quem pode fazer Mulheres e homens com o crescimento facial finalizado.
Pós-operatório Você deverá ficar por volta de três dias em repouso e evitar o uso de óculos. O sol também deverá ser evitado até que as machas roxas desapareçam.

A Rinoplastia pode ser realizada em pessoas saudáveis cujo crescimento facial já estiver finalizado, o que geralmente acontece por volta dos 13 anos de idade. O paciente deverá conversar com o cirurgião sobre suas expectativas e, a partir de um cuidadoso exame clínico, o médico irá ponderar sobre as possibilidades para cada caso.

Todos que querem realizar uma Rinoplastia precisam antes compreender que a cirurgia tem o objetivo de trazer mais equilíbrio entre o nariz e as outras estruturas da face, sendo difícil uma remodelagem nasal com referência em outras faces, com diferentes características, como a das celebridades.

Durante o procedimento, o cirurgião realizará pequenas incisões em pontos estratégicos que deixarão cicatrizes pouco perceptíveis. Através das incisões, os tecidos moles do nariz são levantados para, assim, iniciar uma remodelagem da estrutura nasal. Também podem ser realizados procedimentos de ajuste nasal para melhorar a ventilação, como a correção do desvio de septo e a redução das saliências no interior do nariz, que dificultam a passagem livre de ar para os pulmões.

As alterações cirúrgicas são visíveis na primeira semana do pós-operatório, porém ainda haverá um inchaço na região, que diminuirá com o tempo. Em caso de dor, o médico poderá receitar medicamentos específicos.

É importante conversar com o médico sobre seu histórico de doenças, tratamentos, uso de medicamentos, alergias, cirurgias prévias, histórico médico familiar e etc. Após essa conversa inicial, o cirurgião indicará alguns exames pré-cirúrgicos (exames de laboratoriais de rotina, bem como o risco cirúrgico e outros) para estudar sua condição de saúde atual. Aproveite esses momentos iniciais para esclarecer TODAS as suas dúvidas com relação à Rinoplastia.

Já no dia da cirurgia, o médico lhe pedirá para realizar um jejum e chegar ao hospital com antecedência e com um acompanhante para internação.

A cirurgia é permanente?

Geralmente os resultados são permanentes. Em alguns casos, com o tempo a cartilagem pode continuar a se mover e remodelar o nariz, interferindo no resultado.

Mova a barra central para ver o antes e depois.
Imagens meramente ilustrativas de caráter educativo. Não devem ser interpretadas
como garantia de resultados.