Rinoplastia – Plástica do Nariz

Por ser uma das estruturas mais visíveis do corpo, o nariz é considerado muito importante para a aparência facial. Se você se sente incomodada (o) com o formato, o tamanho, a largura ou com o perfil do seu nariz, a Rinoplastia pode trazer mais harmonia à face. Atualmente, a Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados e, além de contribuir para a estética do rosto, a cirurgia poderá também corrigir a dificuldade ventilatória causada por desiquilíbrios estruturais no nariz.

Duração do procedimentoCerca de 3 horas.
Quem pode fazerMulheres e homens com o crescimento facial finalizado.
Pós-operatórioVocê deverá ficar por volta de três dias em repouso e evitar o uso de óculos. O sol também deverá ser evitado até que as machas roxas desapareçam.

A Rinoplastia pode ser realizada em pessoas saudáveis cujo crescimento facial já estiver finalizado, o que geralmente acontece por volta dos 13 anos de idade. O paciente deverá conversar com o cirurgião sobre suas expectativas e, a partir de um cuidadoso exame clínico, o médico irá ponderar sobre as possibilidades para cada caso.

Todos que querem realizar uma Rinoplastia precisam antes compreender que a cirurgia tem o objetivo de trazer mais equilíbrio entre o nariz e as outras estruturas da face, sendo difícil uma remodelagem nasal com referência em outras faces, com diferentes características, como a das celebridades.

Durante o procedimento, o cirurgião realizará pequenas incisões em pontos estratégicos que deixarão cicatrizes pouco perceptíveis. Através das incisões, os tecidos moles do nariz são levantados para, assim, iniciar uma remodelagem da estrutura nasal. Também podem ser realizados procedimentos de ajuste nasal para melhorar a ventilação, como a correção do desvio de septo e a redução das saliências no interior do nariz, que dificultam a passagem livre de ar para os pulmões.

As alterações cirúrgicas são visíveis na primeira semana do pós-operatório, porém ainda haverá um inchaço na região, que diminuirá com o tempo. Em caso de dor, o médico poderá receitar medicamentos específicos.

É importante conversar com o médico sobre seu histórico de doenças, tratamentos, uso de medicamentos, alergias, cirurgias prévias, histórico médico familiar e etc. Após essa conversa inicial, o cirurgião indicará alguns exames pré-cirúrgicos (exames de laboratoriais de rotina, bem como o risco cirúrgico e outros) para estudar sua condição de saúde atual. Aproveite esses momentos iniciais para esclarecer TODAS as suas dúvidas com relação à Rinoplastia.

Já no dia da cirurgia, o médico lhe pedirá para realizar um jejum e chegar ao hospital com antecedência e com um acompanhante para internação.

A cirurgia é permanente?

Geralmente os resultados são permanentes. Em alguns casos, com o tempo a cartilagem pode continuar a se mover e remodelar o nariz, interferindo no resultado.

Mova a barra central para ver o antes e depois.
Imagens meramente ilustrativas de caráter educativo. Não devem ser interpretadas
como garantia de resultados.

A rinoplastia é, sem dúvida, uma das cirurgias plásticas mais populares e conhecidas. A face é o cartão de visitas de cada um de nós e é normal que desejemos torná-lo o mais perfeito possível.

Essa intervenção cirúrgica permite corrigir defeitos estéticos do nariz e melhorar a ventilação nasal (“respiração”). Permite também alterar a forma e o tamanho do nariz, melhorando a harmonia do rosto sem alterar sua fisionomia.

A cirurgia é realizada para remodelar a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz e trazer proporções mais harmoniosas, mas os objetivos estéticos nunca podem ser separados dos funcionais.

De qualquer forma, hoje essa cirurgia é muito menos agressiva do que no passado e a recuperação pós-cirúrgica também é mais rápida, graças às novas técnicas e táticas cirúrgicas.

Quando a rinoplastia é recomendada?

  • Quando o nariz é muito grande em proporção ao rosto
  • Se o nariz é muito largo na vista de frente
  • Se o nariz for torto ou curvado
  • Quando o nariz é assimétrico (um lado diferente do outro), principalmente devido ao passado de fraturas
  • Se a ponta do nariz for grande, larga ou carnuda
  • Quando a ponta do nariz é caída ou proeminente
  • Se a ponta do nariz for achatada
  • Se há desvio de septo nasal

É recomendada após o término da fase de crescimento facial (entre 16 e 17 anos) tantopara homens e quanto para mulheres.

Rinoplastia: o que é?

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia de remodelação nasal (plástica do nariz), é uma das cirurgias estéticas mais desejadas e realizadas em todo o mundo e permite alterar a forma e o tamanho do nariz, melhorando a harmonia do rosto sem distorcer sua fisionomia.

Mais precisamente, a cirurgia plástica do nariz permite:

  • Aumentar ou diminuir o tamanho do nariz
  • Alterar a forma e a ponta do nariz
  • Alterar a largura das narinas (alectomia ou alaplastia)
  • Mudar o ângulo entre a testa e o nariz, ou entre o nariz e o lábio superior

É uma cirurgia que visa alterar e reduzir o nariz, trazendo-o ao tamanho certo e adequadamente estético, harmonizando-se com o resto do rosto.

Esta cirurgia pode ser realizada em todas as formas do nariz. Com este tipo de intervenção também é possível corrigir defeitos pós-traumáticos, após ressecção de tumores, presentes do nascimento ou para a correção de problemas ventilatórios.

Rinoplastia Secundária

A rinoplastia secundária ou reparadora é uma operação realizada para a complementação ou correção de alterações que surgiram após a primeira cirurgia nasal, dessa maneira pode ter caráter estético ou funcional.

A correção secundária do nariz geralmente é indicada para pacientes que não estão satisfeitos com o aspecto final do narizapós o primeiro procedimento (geralmente após 18 meses da cirurgia). Os motivos mais comuns para essa insatisfação são:

  • Má cicatrização que pode ter afetado o aspecto do nariz após o procedimento
  • Dificuldades com a ventilação nasal

O paciente deve estar preparado para que esse novo procedimento seja mais complicado que o anterior, independente do motivo que o/a levou a se submeter à correção nasal secundária.

As alterações cicatriciais, a absorção de ossos e cartilagens e a presença incisões/cortes anteriores podem impedir significativamente que se atinja um bom aspecto ao final da plástica do nariz. Portanto, os pacientes são aconselhados a esperar pelo menos um ano e meio após a primeira operação antes de planejarem uma rinoplastia secundária. Além disso, é necessário parar de fumar 30 dias antes do procedimento.

Pacientes que se consultam para esta cirurgia geralmente são acompanhados de ansiedade e incerteza. Portanto, é importante que o médico que realiza o procedimento forneça ao paciente uma gama completa de informações e compreenda seus medos e dúvidas.

Na primeira consulta com o Dr. Geraldo Capuchinho ouve com atenção o paciente, verifica suas expectativas, expõe as possibilidades e escolhe a técnica cirúrgica. Esse tipo de abordagem tem o intuito de dar mais segurança ao paciente no seu processo de tomada de decisão.

Essa decisão é extremamente difícil: o paciente quer melhorar sua aparência, porém teme outra decepção.Essa insegurança pode ser eliminada apenas por um médico experiente que, com a ajuda de seus conhecimentos e habilidades, encontrará uma maneira de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Rinoplastia Funcional

A rinoplastia funcional, também chamada rinosseptoplastia ou apenas septoplastia, é uma intervenção cirúrgica utilizada para corrigir aspectos funcionais do septo nasal ou da ponta e da parede lateral do nariz. Isso pode ser feito sob anestesia local ou geral, dependendo do tipo de cirurgia a ser realizada.

Logicamente, a razão pela qual a rinoplastia funcional é realizada, é devido a um problema funcional do nariz! Em particular um septo nasal torto ou deformado implica em dificuldade da ventilação e é o principal motivo para a busca pelo procedimento. Outro motivo comum é a dificuldade de ventilação nasal pelo estreitamento da asa nasal durante a inspiração, principalmente em atividades físicas.

Rinoplastia estruturada

Neste caso, o foco é restaurar ou manter a força e o suporte da estrutura nasal, enquanto altera o contorno para alcançar o resultado estético desejado. Para isso devem ser utilizados enxertos que podem ser retirados do próprio septo do nariz, da cartilagem da orelha ou da costela.

Vantagens da rinoplastia masculina

Nariz assimétrico ou muito grande é uma das situações que geram preocupação com a aparência mais comuns, não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens. Portanto, recentemente, essa cirurgia está ganhando cada vez mais popularidade. A plástica do nariz em homens permite a melhorada estética facial, dadas suas proporções e forma, sem que a virilidade ou a identidade de gênero seja perdida.

Além disso, ela também é recomendada para problemas respiratórios do nariz. Hoje apresentamos as razões pelas quais os homens decidem sobre a cirurgia, suas especificidades e indicações para a cirurgia.

Nos homens que decidem ser submetidos à rinoplastia, observamos muitos benefícios associados não apenas à aparência, mas também ao melhor funcionamento da vida cotidiana.

Resultados

  • Confiança – melhorar a confiança é o motivador número um para uma rinoplastia masculina.
  • Melhora a respiração – indivíduos com problemas respiratórios a longo prazo, muitas vezes ficam surpresos com a diferença que a cirurgia pode fazer por eles.
  • Corrige o nariz quebrado – seja por queda, acidente ou briga, a deformidade nasal resultante pode afetar negativamente a aparência e a função nasal e pode ser tratada através dessa cirurgia.
  • Problemas de sinusite – congestão nasal constante, dificuldade em respirar e dores de cabeça intensassão situações relacionadas a problemas de sinusite que podem ser aliviados por meio da cirurgia plástica no nariz.
  • Rinoplastia de revisão ou secundária – às vezes, o aspecto final do nariz não é o que esperávamos e um segundo procedimento de revisão pode ser necessário.
  • Melhorar a harmonia facial – uma grande variedade de questões pode ser resolvida, como um nariz largo, um “nariz de batata” ou um nariz pontudo.
  • Ronco – o barulho do ronco é frequentemente tratado como uma piada, mas na verdade pode levar a situações desagradáveis como sonolência diurna e problemas significativos de relacionamento.
  • Carreira – a cirurgia do nariz pode aumentar o nível de confiança individual e consequentemente um desempenho melhor no trabalho.

A rinoplastia masculina é diferente do procedimento realizado para as mulheres.O nariz masculino é mais largo e maior, e geralmente também tem uma ponta de nariz diferente do nariz feminino. A plástica no nariz grande se concentra principalmente em modificar a ponta do nariz para ajustá-lo ao tipo do rosto.

Recuperação

Com o aperfeiçoamento contínuo das técnicas cirúrgicas nos últimos anos houve uma diminuição significativa no tempo de recuperação pós-operatório.

Principalmente nas primeiras 72 horas seguintes ao dia da cirurgia você terá que descansar em posição semi-sentada. A partir do terceiro dia  você poderá iniciar a retomada a uma vida normal, porém o inchaço da face e algum roxo ao redor dos olhos pode ocorrer, o que causa certo desconforto social, principalmente quando a rinoplastia é realizada em mulheres. Além disso, evite atividades extenuantes pelo menos nos próximos 30 dias.

A cicatrização óssea e cartilaginosa demora alguns dias e, inicialmente, o nariz pode ser protegido por uma tala rígida de plástico moldável ou por uma tala metálica.

Após esse período inicial serão necessários em torno de mais 10 dias para a recuperação da funcionalidade normal da mucosa nasal. A retomada de uma atividade física intensa geralmente pode ocorrer após um mês.

Rinoplastia nos homens

A rinoplastia nos homens refere-se às características únicas dos rostos dos homens. É uma cirurgia plástica abrangente que pode ajudar na virilização da face e melhorar a aparência do rosto.

O nariz masculino geralmente possui dorso reto e ponta proeminentes que se projeta em um ângulo de 90 graus entre o nariz e o lábio superior. Para comparação, um nariz feminino geralmente possui um dorso suave com ligeira curvatura e um ângulo obtuso com o lábio superior (“nariz arrebitado”).Além disso, em muitos casos o nariz do homem tem uma ponte ou raiz mais alta e é mais largo que o nariz de uma mulher.

Resumindo, a rinoplastia nos homens é personalizada para atender  às características faciais masculinas. Promove uma melhor aparência com possível melhoria da autoconfiança.

Razões para a cirurgia em homens

  • Melhora da assimetrias
  • Descontentamento com o tamanho pequeno ou grande
  • Insatisfação com a largura do osso nasal
  • Deformidades após acidentes
  • Deformidades congênitas

Tipos

A rinoplastia pode ser realizada de acordo com várias técnicas, principalmente a aberta e a fechada. A diferença básica entre as duas técnicas é o tipo e a localização dos cortes realizados para o acesso cirúrgico.

  • A técnica fechada é um método cicatrizes pós-operatórias são menos visíveis. Deve-se lembrar no entanto que a visualização das estruturas e da simetria do nariz pode ser prejudicada.
  • A rinoplastia aberta permite visualização mais precisa do nariz. O acesso total às partes do nariz a serem operadas permite a realização de todo o procedimento sob controle visual. Esse método também é mais frequentemente escolhido nos casos em que é necessário substituir os defeitos do tecido. A consequência de uma incisão na columela é uma cicatriz pós-operatória discreta, porém visível após uma análise mais detalhada.Também é importante ressaltar que, com a técnica a rinoplastia aberta, o edema pós-operatório é maior e dura mais tempo.

Contraindicações

Embora a rinoplastia no homem seja um procedimento realizado com bastante frequência, não pode ser realizada em todos os pacientes e existem algumas contraindicações.

Geralmente não deve ser realizado em pessoas que:

  • Sofrem de distúrbios da coagulação sanguínea,
  • Possuem doenças sistêmicas graves
  • Apresentam problemas vasculares
  • Padecem de hipertensão não controlada
  • Tratam de anemia grave sem melhora
  • Em tratamento para diabetes não compensada

Nariz largo

Um nariz disforme e desproporcional afeta muito a aparência de todo o rosto por ser a parte mais visível. Sua forma tem um papel determinante na fisionomia facial.

Apesar da ser realizada com muita frequência nos dias atuais, a plástica do nariz é considerada um procedimento muito complexo e é fundamental que seja realizada por um cirurgião plástico seja qualificado.

Ao realizar o planejamento cirúrgico de um nariz largo, o médico busca prever como a cirurgia irá afetar a aparência futura do paciente. A largura nasal correta deve ser estudada em relação ao comprimento do nariz e às demais proporções faciais. Também é enfatizado que o nariz deve se “ajustar” com a morfologia da face. Após uma rinoplastia eficaz, o nariz deve estar totalmente integrado ao tipo facial.

A largura do nariz é analisada pela vista frontal do paciente e, em princípio, a largura deve ser determinada pela continuação ideal do design da sobrancelha.

Nariz largo: antes e depois

A eficácia da rinoplastia na correção das várias imperfeições do nariz, como o nariz largo, é evidente.

O mais surpreendente é a capacidade do procedimento de promover um novo equilíbrio facial pela melhora da harmonia com os vários elementos estéticos.

Técnica de operação do nariz largo

A correção da largura excessiva é um objetivo complexo da cirurgia, pois é necessário modelar as paredes laterais da pirâmide nasal. Isso envolve a luxação óssea, que deve ser realizada com precisão e delicadeza.

Em geral, no entanto, a rinoplastia é uma das operações que requer maior competência e habilidade cirúrgica.

A cirurgia em nariz largo pode ser realizada sob anestesia local com sedação profunda. Essa técnica permite que o paciente não sinta dor, mas é muito menos invasivo que a anestesia geral, que também pode ser usada.

A via de acesso à pirâmide nasal é feita com pequenas incisões dentro das narinas, para que as cicatrizes não sejam visíveis, e na columela.

Após modelar e suturar, posiciona-se uma tala nasal protetora e uma pequena tala interna. Após o período de observação pós-operatória, o paciente poderá voltar para casa com segurança.

Correção do nariz largo – pós-operatório

No pós operatório da cirurgia, geralmente o curativo é removido após 7-14 dias. Por cerca de um mês após a plástica do nariz, o paciente deve prestar atenção especial à região enquanto dorme.

Geralmente, a primeira noite após a cirurgia é passada na clínica e, após 3-7 dias, o curativo é trocado.

Imediatamente após a cirurgia, a aparência de todo o rosto não é muito atraente. Geralmente fica inchado, especialmente ao redor das pálpebras inferiores. O entupimento do nariz, causado pelo inchaço da mucosa, também dura um tempo.

Após cerca de 14 dias após o procedimento, você pode voltar ao estilo de vida normal, mas tenha cuidado com o nariz. Banho de sol deve ser evitado por cerca de 3 meses após a cirurgia.

Cirurgia de rinoplastia e “nariz de batata”

O nariz da batata é um tipo de nariz que, apesar de um dorso nasal normal, apresenta uma ponta nasal arredondada e larga, com asas nasais volumosas e marcadas.

Pessoas com nariz de batata podem procurar um cirurgião plástico para a correção da forma do nariz por meio de uma cirurgia. Graças às modernas técnicas cirúrgicas, o aspecto final após a rinoplastia em nariz de batata pode ser bom.

Como afinar o nariz de batata?

A única solução para corrigir o nariz da batata é a cirurgia de rinoplastia. Como já falamos, essa é a operação de cirurgia plástica praticada para atender às necessidades daqueles que não estão satisfeitos com a forma e a aparência do nariz. Em outras palavras, é a remodelação estética do nariz.

Graças às modernas técnicas de cirurgia plástica e à habilidade de quem as pratica, atualmente a cirurgia para o nariz de batata pode levar a uma imensa satisfação em alguns meses após o procedimento.

Principais dúvidas sobre rinoplastia

1 – Quanto tempo levará para ver o resultado?

A aparência global do nariz geralmente já é visível após a remoção da tala nasal e do curativo, no entanto, o aspecto definitivo ocorre após, pelo menos, 6 meses ou quando o edema é totalmente reduzido e a cicatrização é completa.

2 – Os resultados são definitivos ou podem mudar com o tempo?

Geralmente, o resultado é bastante duradouro. Em alguns casos, uma falha na ponta ou uma alteração na estrutura nasal pode exigir que pequenas intervenções sejam realizadas anos após a cirurgia, mesmo que sejam situações bastante raras.

3 – Na rinoplastia você sente dor?

Uma das perguntas mais frequentes de quem decide se submeter a uma cirurgia é referente à dor pós-operatória.

As técnicas cirúrgicas modernas permitem que a rinoplastia seja realizada de maneira menos invasiva que anteriormente.

Apesar do trauma dos tecidos moles e da parte osteocartilaginosa, a dor na fase pós-operatória é quase inexistente.

De fato, a dor pode ocorrer se você bater acidentalmente ou se insistir em tocar o nariz com força:  por isso é importante prestar muita atenção nos seus movimentos.

A experiência a ser vivida nesta cirurgia é, portanto, algo a ser encarado com tranquilidade, graças às modernas técnicas cirúrgicas e cuidados médicos.

Conclusão

Como você provavelmente já percebeu, há muitas razões para se considerar ao desejar uma rinoplastia. O mais importante é o quanto isso terá impacto na sua autoestima. Conte comigo!