Rinoplastia Masculina

A  rinoplastia para homens é um procedimento cirúrgico que melhora a estética facial no homem e tem se tornado cada vez mais frequente, mas em sua prática devem ser reconhecidas características específicas que devem ser levadas em consideração na realização da cirurgia nasal masculina.

O homem que se submete a esse tipo de cirurgia exige uma abordagem cuidadosa para preservar a harmonia facial. Por isso,  é necessária uma avaliação completa da face antes da intervenção feita por um cirurgião plástico, uma vez que, as características do nariz devem ser cuidadosamente analisadas.

Além de seu tamanho, espessura e largura, o nariz de um homem é muito diferente do de uma mulher e menos concavidades.

Especificamente, no homem, as deformidades no nariz são da natureza:

  • Estética: redução acentuada da corcova nasal, estreitamento da base nasal, refinamento da ponta do nariz, correção do nariz envelhecido e nariz étnico.
  • Traumático : exemplo adquirido ou iatrogênico : desvio do septo

O desvio do septo devido a trauma pode causar deterioração funcional, razão pela qual um exame exaustivo da face deve sempre ser realizado por meio de um estudo especializado, a fim de planejar e realizar a cirurgia de maneira particular para cada paciente.

Portanto, a rinoplastia para homens altera a forma e o contorno do nariz, com o objetivo de melhorar deformidades e a estética de forma geral. Esse procedimento é realizado descascando a pele do osso e da cartilagem subjacente e esculpindo o nariz para atingir a forma ideal desejada. Em seguida, a pele é recolocada no nariz reparado, uma tala com fitas.

A rinoplastia para homens pode ser abordada em duas opções de cirurgia:

  • Rinoplastia aberta: pequeno corte na columela ou ponte de pele entre o lábio e a ponta nasal que separa as duas narinas, através das quais há maior visualização das estruturas nasais, maior variedade de técnicas de correção e é usada para realizar intervenções e retoques complexos e mal sucedidos, pois isso permite moldar completamente os ossos e a cartilagem do nariz
  • Rinoplastia fechada: é usada apenas para casos de pouca complicação, principalmente redução de corcundas e narizes pequenos. É incisado no interior das narinas, localizando a cartilagem e o septo nasal por meio de instrumentos especiais que permitem remodelar o nariz sem expor a estrutura nasal e sem deixar cicatrizes.

Cada um desses tipos de intervenções tem suas indicações específicas, que devem ser atendidas por dois fatores para serem bem-sucedidas:

  • Resultados esperados, satisfação do paciente e cuidados pós-operatórios no nível das expectativas.
  • Na cirurgia, elimine o complexo problema estético e melhore a auto-estima

É evidente que a rinoplastia para homens é uma alternativa na melhoria da qualidade de vida, baixo risco e que determina uma opção na condição de problemas de saúde.

Vantagens da rinoplastia masculina

Nariz assimétrico ou muito grande é uma das situações que geram preocupação com a aparência mais comuns, não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens. Portanto, recentemente, essa cirurgia está ganhando cada vez mais popularidade. A plástica do nariz em homens permite a melhorada estética facial, dadas suas proporções e forma, sem que a virilidade ou a identidade de gênero seja perdida.

Além disso, ela também é recomendada para problemas respiratórios do nariz. Hoje apresentamos as razões pelas quais os homens decidem sobre a cirurgia, suas especificidades e indicações para a cirurgia.

Nos homens que decidem ser submetidos à rinoplastia, observamos muitos benefícios associados não apenas à aparência, mas também ao melhor funcionamento da vida cotidiana.
A rinoplastia masculina é diferente do procedimento realizado para as mulheres.O nariz masculino é mais largo e maior, e geralmente também tem uma ponta de nariz diferente do nariz feminino. A plástica no nariz grande se concentra principalmente em modificar a ponta do nariz para ajustá-lo ao tipo do rosto.

Recuperação

Com o aperfeiçoamento contínuo das técnicas cirúrgicas nos últimos anos houve uma diminuição significativa no tempo de recuperação pós-operatório.

Principalmente nas primeiras 72 horas seguintes ao dia da cirurgia você terá que descansar em posição semi-sentada. A partir do terceiro dia você poderá iniciar a retomada a uma vida normal, porém o inchaço da face e algum roxo ao redor dos olhos pode ocorrer, o que causa certo desconforto social, principalmente quando a rinoplastia é realizada em mulheres. Além disso, evite atividades extenuantes pelo menos nos próximos 30 dias.

A cicatrização óssea e cartilaginosa demora alguns dias e, inicialmente, o nariz pode ser protegido por uma tala rígida de plástico moldável ou por uma tala metálica.

Após esse período inicial serão necessários em torno de mais 10 dias para a recuperação da funcionalidade normal da mucosa nasal. A retomada de uma atividade física intensa geralmente pode ocorrer após um mês.

Rinoplastia nos homens

A rinoplastia nos homens refere-se às características únicas dos rostos dos homens. É uma cirurgia plástica abrangente que pode ajudar na virilização da face e melhorar a aparência do rosto.

O nariz masculino geralmente possui dorso reto e ponta proeminentes que se projeta em um ângulo de 90 graus entre o nariz e o lábio superior. Para comparação, um nariz feminino geralmente possui um dorso suave com ligeira curvatura e um ângulo obtuso com o lábio superior (“nariz arrebitado”).Além disso, em muitos casos o nariz do homem tem uma ponte ou raiz mais alta e é mais largo que o nariz de uma mulher.

Resumindo, a rinoplastia nos homens é personalizada para atender às características faciais masculinas. Promove uma melhor aparência com possível melhoria da autoconfiança.

Razões para a cirurgia em homens

  • Melhora da assimetrias
  • Descontentamento com o tamanho pequeno ou grande
  • Insatisfação com a largura do osso nasal
  • Deformidades após acidentes
  • Deformidades congênitas

Contraindicações

Embora a rinoplastia no homem seja um procedimento realizado com bastante frequência, não pode ser realizada em todos os pacientes e existem algumas contraindicações.

Geralmente não deve ser realizado em pessoas que:

  • Sofrem de distúrbios da coagulação sanguínea,
  • Possuem doenças sistêmicas graves
  • Apresentam problemas vasculares
  • Padecem de hipertensão não controlada
  • Tratam de anemia grave sem melhora
  • Em tratamento para diabetes não compensada

Se deseja saber mais informações sobre a rinoplastia masculina, marque a sua consulta com o Dr. Geraldo Capuchinho, cirurgião plástico em Belo Horizonte.

rinoplastia

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico em seu site:

[compartilhe imagem=”https://geraldocapuchinho.med.br/wp-content/uploads/2019/10/plastica-nariz.jpg” link=”https://geraldocapuchinho.med.br/rinoplastia/” alt=”Infográfico Rinoplastia”]

Rinoplastia

rinoplastia

Para outras informações, confira nossa página sobre Rinoplastia.

Nariz Largo

nariz largo

Saiba tudo sobre a rinoplastia em nariz largo. Clique no título e confira!