Nariz largo

Um nariz disforme e desproporcional afeta muito a aparência de todo o rosto por ser a parte mais visível. Sua forma tem um papel determinante na fisionomia facial.
Apesar da ser realizada com muita frequência nos dias atuais, a plástica do nariz é considerada um procedimento muito complexo e é fundamental que seja realizada por um cirurgião plástico seja qualificado.

Ao realizar o planejamento cirúrgico de um nariz largo, o médico busca prever como a cirurgia irá afetar a aparência futura do paciente. A largura nasal correta deve ser estudada em relação ao comprimento do nariz e às demais proporções faciais. Também é enfatizado que o nariz deve se “ajustar” com a morfologia da face. Após uma rinoplastia eficaz, o nariz deve estar totalmente integrado ao tipo facial.

A largura do nariz é analisada pela vista frontal do paciente e, em princípio, a largura deve ser determinada pela continuação ideal do design da sobrancelha.

Nariz largo: antes e depois

A eficácia da rinoplastia na correção das várias imperfeições do nariz, como o nariz largo, é evidente.
O mais surpreendente é a capacidade do procedimento de promover um novo equilíbrio facial pela melhora da harmonia com os vários elementos estéticos.

Técnica de operação do nariz largo

A correção da largura excessiva é um objetivo complexo da cirurgia, pois é necessário modelar as paredes laterais da pirâmide nasal. Isso envolve a luxação óssea, que deve ser realizada com precisão e delicadeza.

Em geral, no entanto, a rinoplastia é uma das operações que requer maior competência e habilidade cirúrgica.

A cirurgia em nariz largo pode ser realizada sob anestesia local com sedação profunda. Essa técnica permite que o paciente não sinta dor, mas é muito menos invasivo que a anestesia geral, que também pode ser usada.

A via de acesso à pirâmide nasal é feita com pequenas incisões dentro das narinas, para que as cicatrizes não sejam visíveis, e na columela.
Após modelar e suturar, posiciona-se uma tala nasal protetora e uma pequena tala interna. Após o período de observação pós-operatória, o paciente poderá voltar para casa com segurança.

Correção do nariz largo – pós-operatório

No pós operatório da cirurgia, geralmente o curativo é removido após 7-14 dias. Por cerca de um mês após a plástica do nariz, o paciente deve prestar atenção especial à região enquanto dorme.
Geralmente, a primeira noite após a cirurgia é passada na clínica e, após 3-7 dias, o curativo é trocado.
Imediatamente após a cirurgia, a aparência de todo o rosto não é muito atraente. Geralmente fica inchado, especialmente ao redor das pálpebras inferiores. O entupimento do nariz, causado pelo inchaço da mucosa, também dura um tempo.
Após cerca de 14 dias após o procedimento, você pode voltar ao estilo de vida normal, mas tenha cuidado com o nariz. Banho de sol deve ser evitado por cerca de 3 meses após a cirurgia.

Cirurgia de rinoplastia e “nariz de batata”

O nariz da batata é um tipo de nariz que, apesar de um dorso nasal normal, apresenta uma ponta nasal arredondada e larga, com asas nasais volumosas e marcadas.
Pessoas com nariz de batata podem procurar um cirurgião plástico para a correção da forma do nariz por meio de uma cirurgia. Graças às modernas técnicas cirúrgicas, o aspecto final após a rinoplastia em nariz de batata pode ser bom.

Como afinar o nariz de batata?

A única solução para corrigir o nariz da batata é a cirurgia de rinoplastia. Como já falamos, essa é a operação de cirurgia plástica praticada para atender às necessidades daqueles que não estão satisfeitos com a forma e a aparência do nariz. Em outras palavras, é a remodelação estética do nariz.
Graças às modernas técnicas de cirurgia plástica e à habilidade de quem as pratica, atualmente a cirurgia para o nariz de batata pode levar a uma imensa satisfação em alguns meses após o procedimento.

rinoplastia

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico em seu site:

[compartilhe imagem=”https://geraldocapuchinho.med.br/wp-content/uploads/2019/10/plastica-nariz.jpg” link=”https://geraldocapuchinho.med.br/rinoplastia/” alt=”Infográfico Rinoplastia”]

Rinoplastia – Tipos de Cirurgia Plástica

É importante saber qual o tipo de rinoplastia será realizada, para isso é importante encontrar um cirurgião plástico altamente especializado neste tipo de cirurgia.

Rinoplastia Secundária

A rinoplastia secundária ou reparadora é uma operação realizada para a complementação ou correção de alterações que surgiram após a primeira cirurgia nasal, dessa maneira pode ter caráter estético ou funcional.
A correção secundária do nariz geralmente é indicada para pacientes que não estão satisfeitos com o aspecto final da primeira cirurgia no nariz (geralmente após 18 meses da cirurgia). Os motivos mais comuns para essa insatisfação são:

  • Má cicatrização que pode ter afetado o aspecto do nariz após o procedimento
  • Dificuldades com a ventilação nasal

O paciente deve estar preparado para que esse novo procedimento seja mais complicado que o anterior, independente do motivo que o/a levou a se submeter à correção nasal secundária.

As alterações cicatriciais, a absorção de ossos e cartilagens e a presença incisões/cortes anteriores podem impedir significativamente que se atinja um bom aspecto ao final da plástica do nariz. Portanto, os pacientes são aconselhados a esperar pelo menos um ano e meio após a primeira operação antes de planejarem uma rinoplastia secundária. Além disso, é necessário parar de fumar 30 dias antes do procedimento.
Pacientes que se consultam para esta cirurgia geralmente são acompanhados de ansiedade e incerteza. Portanto, é importante que o médico que realiza o procedimento forneça ao paciente uma gama completa de informações e compreenda seus medos e dúvidas.

Rinoplastia Funcional

A rinoplastia funcional, também chamada rinosseptoplastia ou apenas septoplastia, é uma intervenção cirúrgica utilizada para corrigir aspectos funcionais do septo nasal ou da ponta e da parede lateral do nariz. Isso pode ser feito sob anestesia local ou geral, dependendo do tipo de cirurgia a ser realizada.
Logicamente, a razão pela qual a rinoplastia funcional é realizada, é devido a um problema funcional do nariz! Em particular um septo nasal torto ou deformado implica em dificuldade da ventilação e é o principal motivo para a busca pelo procedimento. Outro motivo comum é a dificuldade de ventilação nasal pelo estreitamento da asa nasal durante a inspiração, principalmente em atividades físicas.

Rinoplastia estruturada

Neste caso, o foco é restaurar ou manter a força e o suporte da estrutura nasal, enquanto altera o contorno para alcançar o resultado estético desejado. Para isso devem ser utilizados enxertos que podem ser retirados do próprio septo do nariz, da cartilagem da orelha ou da costela.

Principais dúvidas sobre rinoplastia

1 – Quanto tempo levará para ver o resultado?

A aparência global do nariz geralmente já é visível após a remoção da tala nasal e do curativo, no entanto, o aspecto definitivo ocorre após, pelo menos, 6 meses ou quando o edema é totalmente reduzido e a cicatrização é completa.

2 – Os resultados são definitivos ou podem mudar com o tempo?

Geralmente, o resultado é bastante duradouro. Em alguns casos, uma falha na ponta ou uma alteração na estrutura nasal pode exigir que pequenas intervenções sejam realizadas anos após a cirurgia, mesmo que sejam situações bastante raras.

3 – Na rinoplastia você sente dor?

Uma das perguntas mais frequentes de quem decide se submeter a uma cirurgia é referente à dor pós-operatória.
As técnicas cirúrgicas modernas permitem que a rinoplastia seja realizada de maneira menos invasiva que anteriormente.
Apesar do trauma dos tecidos moles e da parte osteocartilaginosa, a dor na fase pós-operatória é quase inexistente.
De fato, a dor pode ocorrer se você bater acidentalmente ou se insistir em tocar o nariz com força: por isso é importante prestar muita atenção nos seus movimentos.

A experiência a ser vivida nesta cirurgia é, portanto, algo a ser encarado com tranquilidade, graças às modernas técnicas cirúrgicas e cuidados médicos.

Conclusão

Como você provavelmente já percebeu, há muitas razões para se considerar ao desejar uma rinoplastia. O mais importante é o quanto isso terá impacto na sua autoestima. Conte comigo!

Rinoplastia

rinoplastia

Para outras informações, confira nossa página sobre Rinoplastia.

Rinoplastia Masculina

nariz largo

Se você possui dúvidas sobre a rinoplastia masculina, confira este post.