Rinoplastia

Rinoplastia

Rinoplastia é uma cirurgia que busca corrigir alterações do contorno nasal, que podem ter origem congênita, durante o desenvolvimento ou traumática. A cirurgia plástica no nariz é frequentemente realizada com a cirurgia para aliviar a obstrução nasal (rinosseptoplastia). A rinoplastia pode fazer algumas mudanças, reduzindo ou aumentando o tamanho do nariz, corrigindo imperfeições, afinando a ponta nasal ou reduzindo o excesso de dorso nasal.

Como a rinoplastia é realizada

A rinoplastia é realizada sob sedação intravenosa ou anestesia geral (preferencialmente). A cirurgia dura geralmente de 4 a 6 (seis) horas e deve ser realizada em bloco cirúrgico, com internação hospitalar (com ou sem pernoite). A cirurgia plástica do nariz é realizada por via fechada ou aberta. Na técnica aberta (exorrinoplastias) é feita uma incisão na columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas, e dentro das narinas. Na técnica fechada (endonasal), há incisões apenas dentro das narinas. Por meio destas incisões o cirurgião vai remodelar a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz. Para diminuir o nariz, partes da cartilagem são retiradas e raspagem e lixamento do osso podem ser necessários. Para o aumento nasal é realizado enxerto de cartilagem e, em raras vezes, implante de próteses ou preenchimento no local.

Como é a recuperação depois da rinoplastia

A dor pós-operatória é tolerável com o uso de analgésicos comuns, e pequenos ajustes ocasionalmente são requeridos. Alguma equimose ou edema podem ocorrer nas primeiras duas ou três semanas após a rinoplastia. Sessões de massagem pós-operatória podem abreviar o tempo para atingir o aspecto definitivo, que poderá ocorrer após alguns meses e poderá perdurar por alguns anos. A maioria dos pacientes retorna às atividades após duas ou três semanas.

Atendimento online