Rinoplastia BH

Por ser uma das estruturas mais visíveis do corpo, o nariz é considerado muito importante para a aparência facial. Se você se sente incomodada (o) com o formato, o tamanho, a largura ou com o perfil do seu nariz, a Rinoplastia pode trazer mais harmonia à face. Atualmente, a Rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados e, além de contribuir para a estética do rosto, esta cirurgia plástica poderá também corrigir a dificuldade ventilatória causada por desiquilíbrios estruturais.

Duração do procedimentoCerca de 3 horas.
Quem pode fazerMulheres e homens com o crescimento facial finalizado.
Pós-operatórioVocê deverá ficar por volta de três dias em repouso e evitar o uso de óculos. O sol também deverá ser evitado até que as machas roxas desapareçam.

A Rinoplastia pode ser realizada em pessoas saudáveis cujo crescimento facial já estiver finalizado, o que geralmente acontece por volta dos 13 anos de idade. O paciente deverá conversar com o cirurgião sobre suas expectativas e, a partir de um cuidadoso exame clínico, o médico irá ponderar sobre as possibilidades para cada caso.

Todos que querem realizar uma Rinoplastia precisam antes compreender que a cirurgia tem o objetivo de trazer mais equilíbrio entre o nariz e as outras estruturas da face, sendo difícil uma remodelagem nasal com referência em outras faces, com diferentes características, como a das celebridades.

Durante o procedimento, o cirurgião realizará pequenas incisões em pontos estratégicos que deixarão cicatrizes pouco perceptíveis. Através das incisões, os tecidos moles do nariz são levantados para, assim, iniciar uma remodelagem da estrutura nasal. Também podem ser realizados procedimentos de ajuste nasal para melhorar a ventilação, como a correção do desvio de septo e a redução das saliências no interior do nariz, que dificultam a passagem livre de ar para os pulmões.

As alterações cirúrgicas são visíveis na primeira semana do pós-operatório, porém ainda haverá um inchaço na região, que diminuirá com o tempo. Em caso de dor, o médico poderá receitar medicamentos específicos.

É importante conversar com o médico sobre seu histórico de doenças, tratamentos, uso de medicamentos, alergias, cirurgias prévias, histórico médico familiar e etc. Após essa conversa inicial, o cirurgião indicará alguns exames pré-cirúrgicos (exames de laboratoriais de rotina, bem como o risco cirúrgico e outros) para estudar sua condição de saúde atual. Aproveite esses momentos iniciais para esclarecer TODAS as suas dúvidas com relação à Rinoplastia.

Já no dia da cirurgia, o médico lhe pedirá para realizar um jejum e chegar ao hospital com antecedência e com um acompanhante para internação.

A cirurgia é permanente?

Geralmente os resultados são permanentes. Em alguns casos, com o tempo a cartilagem pode continuar a se mover e remodelar o nariz, interferindo no resultado.

nariz largorinoplastia masculina
Mova a barra central para ver o antes e depois.
Imagens meramente ilustrativas de caráter educativo. Não devem ser interpretadas
como garantia de resultados.

Cirurgia Plástica no Nariz

A rinoplastia é, sem dúvida, uma das cirurgias plásticas mais populares e conhecidas. A face é o cartão de visitas de cada um de nós e é normal que desejemos torná-lo o mais perfeito possível.

Essa intervenção cirúrgica permite corrigir defeitos estéticos e melhorar a ventilação nasal (“respiração”). Permite também alterar a forma e o tamanho do nariz, melhorando a harmonia do rosto sem alterar sua fisionomia.

A cirurgia plástica é realizada para remodelar a estrutura óssea e cartilaginosa e trazer proporções mais harmoniosas, mas os objetivos estéticos nunca podem ser separados dos funcionais.

De qualquer forma, hoje essa cirurgia plástica é muito menos agressiva do que no passado e a recuperação pós-cirúrgica também é mais rápida, graças às novas técnicas e táticas cirúrgicas que podem ser aplicadas pelo cirurgião plástico.

Quando a rinoplastia é recomendada por um cirurgião plástico?

  • Quando o nariz é muito grande em proporção ao rosto
  • Se é muito largo na vista de frente
  • Se for torto ou curvado
  • Quando é assimétrico (um lado diferente do outro), principalmente devido ao passado de fraturas
  • Se a ponta for grande, larga ou carnuda
  • Quando a ponta é caída ou proeminente
  • Se a ponta for achatada
  • Se há desvio de septo nasal

É recomendada após o término da fase de crescimento facial (entre 16 e 17 anos) tanto para homens quanto para mulheres.

Confira o infográfico sobre Rinoplastia:

rinoplastia

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico em seu site:

[compartilhe imagem=”https://geraldocapuchinho.med.br/wp-content/uploads/2019/10/plastica-nariz.jpg” link=”https://geraldocapuchinho.med.br/rinoplastia/” alt=”Infográfico Rinoplastia”]

O que é Rinoplastia?

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica de remodelação nasal (plástica do nariz), é uma das cirurgias estéticas mais desejadas e realizadas em todo o mundo e permite alterar a forma e o tamanho, melhorando a harmonia do rosto sem distorcer sua fisionomia. O procedimento é realizado com anestesia local ou geral, dependendo de vários fatores que devem ser avaliados pelo cirurgião plástico de acordo com a técnica da cirurgia para atingir o melhor resultado para o paciente.

Mais precisamente, a cirurgia plástica do nariz permite:

  • Aumentar ou diminuir o tamanho
  • Alterar a forma e a ponta
  • Alterar a largura das narinas (alectomia ou alaplastia)
  • Mudar o ângulo entre a testa e o nariz, ou entre o lábio superior

É uma cirurgia que visa alterar e reduzir o nariz, trazendo-o ao tamanho certo e adequadamente estético, harmonizando-se com o resto do rosto.

Esta cirurgia plástica pode ser realizada em todas as formas do nariz. Com este tipo de intervenção também é possível corrigir defeitos pós-traumáticos, após ressecção de tumores, presentes do nascimento ou para a correção de problemas ventilatórios.

Na primeira consulta, o cirugião plástico Dr. Geraldo Capuchinho atende em sua clínica em Belo Horizonte, sempre ouve com atenção o paciente, verifica suas expectativas, expõe as possibilidades e escolhe a técnica da cirurgia plástica. Esse tipo de abordagem tem o intuito de dar mais segurança ao paciente no seu processo de tomada de decisão.

Essa decisão é extremamente difícil: o paciente quer melhorar sua aparência, porém teme outra decepção.Essa insegurança pode ser eliminada apenas por um médico cirurgião experiente que, com a ajuda de seus conhecimentos e habilidades, encontrará uma maneira de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Tipos de Rinoplastia

A rinoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico e é feita através de várias técnicas, mas, principalmente a aberta e a fechada. Cada caso será analisado pelo cirurgião plástico, mas a diferença básica entre as duas técnicas é o tipo e a localização dos cortes realizados para o acesso cirúrgico na cirurgia do nariz.

  • A técnica de cirurgia no nariz fechada é um método onde as cicatrizes pós-operatórias são menos visíveis. Deve-se lembrar no entanto que a visualização das estruturas e da simetria algumas vezes é prejudicada e isso é precisa ser avaliado junto ao cirurgião plástico.
  • A cirurgia no nariz aberta permite visualização mais precisa. O acesso total às partes do nariz a serem operadas permite a realização de todo o procedimento sob controle visual. Esse método também é mais frequentemente escolhido nos casos em que é necessário substituir os defeitos do tecido. A consequência de uma incisão na columela é uma cicatriz pós-operatória discreta, porém visível após uma análise mais detalhada da rinoplastia aberta. Também é importante ressaltar que, com a técnica a rinoplastia aberta, o edema após a cirurgia no nariz é maior e o resultado dura mais tempo.

Resultados Esperados em uma Rinoplastia

  • Confiança – melhorar a confiança é o motivador número um para uma rinoplastia masculina.
  • Melhora a respiração – indivíduos com problemas respiratórios a longo prazo, muitas vezes ficam surpresos com a diferença que a cirurgia pode fazer por eles.
  • Corrige o nariz quebrado – seja por queda, acidente ou briga, a deformidade nasal resultante pode afetar negativamente a aparência e a função nasal e deve ser tratada através dessa cirurgia.
  • Problemas de sinusite – congestão nasal constante, dificuldade em respirar e dores de cabeça intensas são situações relacionadas a problemas de sinusite que podem ser aliviados por meio da cirurgia plástica no nariz.
  • Rinoplastia de revisão ou secundária – às vezes, o aspecto final não é o que esperávamos e um segundo procedimento de revisão pelo cirurgião muitas vezes é necessário.
  • Melhorar a harmonia facial – uma grande variedade de questões são resolvidas pelo cirurgião, como um nariz largo,  ” de batata” ou  nariz pontudo.
  • Ronco – o barulho do ronco é frequentemente tratado como uma piada, mas na verdade pode levar a situações desagradáveis como sonolência diurna e problemas significativos de relacionamento.
  • Carreira – a cirurgia do nariz pode aumentar o nível de confiança individual e consequentemente um desempenho melhor no trabalho.

Mais Informações Sobre Rinoplastia

Caso queira saber mais informações sobre rinoplastia, marque um horário de atendimento com o cirurgião plástico Dr. Geraldo Capuchinho em Belo Horizonte ou Araxá. Se você tem mais dúvidas e quer continuar pesquisando sobre o procedimento, pós operatório, resultado e como é feita a cirurgia, marque uma consulta.